segunda-feira, 22 de junho de 2009

Retenção de líquidos e a sua causa mais comum: menstruação!

Retenção de líquidos e a sua causa mais comum: menstruação!
Se você suspeita que sofre desse problema, a primeira coisa a fazer é estar atenta a alguns factores.

->Questione: costuma ir regularmente a casa de banho? Não urina com frequência? Sente muita sede? Apresenta grande inchaço em algumas áreas do corpo? Estes são sinais de que você pode estar num período de retenção de líquidos. Mas embora essa seja uma fase incómoda devido à sensação de aumento de peso, não há muitos motivos para se preocupar, pois a retenção de líquidos não é considerada doença essa característica nada mais é do que um sintoma da menstruação, pois desde que começa a produção hormonal do ovário, há a retenção transitória e cíclica de líquidos.

Então, nada de medidas drásticas. A ingestão de medicamentos diuréticos induz à perda forçada de água, além de proporcionar a falsa impressão de que houve perda de peso. A perda temporária do inchaço nesses casos ocorre à custa da desidratação.


Embora a retenção de líquidos seja um processo normal, que termina após a libertação de progesterona e estrogênio assim que a menstruação acontece, em alguns casos ela precisa ser acompanhada, caso seja parte de um dos sintomas de doenças como insuficiência renal, cardíaca, ou doenças crónicas do fígado.

Sem comentários:

Enviar um comentário