quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os primeiros dias do bebé

Os primeiros dias do bebé

Primeiros cuidados

Mesmo que a mãe se sinta insegura e um pouco cansada após o parto, a ela cabem os primeiros cuidados com o bebê, numa relação de afecto, delicadeza e respeito pelo filho.


Umbigo


De sete a quinze dias após o nascimento do bebê, o "coto" umbilical seca e cai espontâneamente. É importante mantê-lo limpo, aplicando, duas vezes ao dia, merthiolate incolor ou álcool 70%. A mãe deve usar cotonete e, após a queda, continuar mantendo a mesma higiene do local. Merthiolate colorido ou mercúrio cromo são desaconselháveis. Um leve sangramento é normal.

OBS: Modernamente, há fraldas descartáveis para os primeiros dias do bebê, com um orifício na altura do umbigo, para não comprimi-lo.


Nariz


Espirros ocasionais não devem afligir a mãe, pois são normais em recém-nascidos. No caso de ela perceber que o narizinho do bebê está entupido, deve utilizar soro fisiológico, em temperatura ambiente, se possível, sem conservantes. Deve pingar o conteúdo de um conta-gotas (+ ou - 1ml) em cada narina. É recomendável ter o produto, sempre, em casa, pois descongestionantes comuns são perigosos para o bebê.


Dando banho


O banho é um momento especial que requer carinho e delicadeza, pois o contacto com a água, mesmo que a temperatura esteja adequada, é, sempre, uma surpresa para o bebê e isso pode causar-lhe insegurança.


Recomendações à mãe:

  • Prepare o local do banho. Providencie, com antecedência, sabão neutro, toalha macia e roupinhas limpas.

  • A banheirinha infantil deve estar bem lavada e a temperatura da água, agradável ao toque (mais ou menos 34 graus).

  • Para testar a temperatura da água, mergulhe, nela, seu cotovelo esquerdo.

  • Enrole o bebê em uma toalha e sente-se próximo à banheirinha, de modo que a cabeça do bebê fique sobre ela. Lave, primeiro, a carinha (sem sabonete), e, em seguida, a cabeça.

  • Desembrulhe o bebê e coloque-o, com cuidado, na água. O seu braço esquerdo deve servir de apoio para a cabecinha, de modo a deixar a sua mão livre para segurar, firmemente o bracinho. Use a mão direita para lavar a criança.

  • Ao retirar o bebê da água, envolva-o em uma toalha macia. Providencie para que o trocador fique perto do local o banho, a fim de que a criança não apanhe correntes de ar.

  • Seque, cuidadosamente, as dobrinhas e o umbigo. Não use talco. Consulte o pediatra no caso de assaduras.

  • Vista o bebê com roupas macias, soltas e confortáveis.

Trocando as fraldas


Recomendações à mãe:

  • Lave bem as mãos todas as vezes que for pegar no bebê.

  • Forre, sempre, o local onde será feita a troca.

  • Use algodão molhado em água morna ou óleo especial, para remover resíduos de fezes ou urina. (Já existem, no mercado, lenços húmidos apropriados para higiene infantil. Consulte seu pediatra antes de usa-los).

  • No caso das meninas, os movimentos de limpeza devem ser feitos de frente para trás, para não trazer resíduos de fezes para a uretra e vagina.

  • Para prevenir assaduras, passe um creme protector à base de óxido de zinco.

  • Não use alfinetes para prender a fralda. Prefira fita adesiva ou fraldas descartáveis com vélcro.

  • Lave as fraldas de pano com sabão neutro e seque ao sol. Não use lixívia ou amaciador.

Amamentando


A mãe deve amamentar seu bebê, no mínimo, até aos seis meses, quando será introduzida, aos poucos, uma dieta especial, com pequenas porções de frutas e sumos e, mais tarde, sopinhas. O pediatra saberá orientá-la sobre as vantagens do aleitamento materno e esclarecer todas as suas dúvidas (primeira mamada, momentos de excesso ou falta de leite, cólicas do bebê etc.)


Visitas e passeios


Visitas de parentes e amigos devem acontecer somente uns cinco dias após o nascimento, a fim de que haja tempo para que o bebê adquira anticorpos e a mãe se recupere. Pessoas com qualquer tipo de problema de saúde devem evitar contanto com o recém-nascido.

Passeios ao ar livre devem ser matinais (entre nove e dez horas), de modo que o bebé possa apanhar sol, que ajuda a sintetizar vitaminas importantes e a diminuir a icterícia, muito comum na primeira semana de vida.

(fonte: www.universodobebe.com.br )

Sem comentários:

Enviar um comentário