quinta-feira, 4 de junho de 2009

Reflectir e planear antes de engravidar

Reflectir e planear antes de engravidar
Ser mãe é um emocionante trabalho a tempo inteiro. Antes de engravidar, a mulher deve pensar nos aspectos emocionais e nas alterações de estilo de vida que irá enfrentar como mãe. Antes de conceberem um filho, é importante que o casal esteja de acordo sobre a maioria das questões mais importantes ou que comece a conversar sobre aquilo em que não concordam. Questões sobre as quais reflectir: Porque é que pretende ter um filho? Já se decidiu? O seu parceiro, os seus pais ou outra pessoa estão a pressioná-la? Estão ambos preparados para serem pais? Como é que um filho irá afectar a sua relação com o seu parceiro?

Se não estiver actualmente envolvida numa relação com alguém, está preparada para criar um filho sozinha? De que forma é que um bebé irá afectar o seu futuro educacional ou profissional? Está preparada para ser mãe de um filho que seja doente ou tenha necessidades especiais? Gosta de passar tempo com crianças? Consegue ver-se como mãe?

Planear a gravidez O sexo pode ser ainda mais emocionante quando o resultado final pode ser um bebé. Mas espere um momento. Existem inúmeras precauções que deve tomar antes de deixar de tomar a pílula ou abandonar o preservativo. A saúde física da mãe e do pai antes da gravidez afectam a saúde do futuro bebé. Existem algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu bebé, mesmo antes de engravidar. A grande maioria dos casais concebe um filho sem dificuldades, e gera um bebé saudável. Mas como vivemos numa época em que a medicina preventiva é de fácil acesso, tire disso vantagem e realize alguns exames simples antes de abandonar todas as precauções.

Gravidez depois dos 35 A maioria das mulheres saudáveis entre os 35 e 40 anos de idade tem uma gravidez saudável e quando surgem problemas, podem ser habitualmente tratados com sucesso. As mulheres com mais de 35 anos de idade têm um maior risco de problemas de infertilidade; hipertensão arterial; diabetes; gravidez múltipla (gémeos ou mais); aborto; placenta prévia; uma situação em que a placenta está no local errado e cobre o colo do útero; cesariana; um bebé com uma doença genética. Face a este aumento do risco nas mulheres com mais de 35 anos de idade, os cuidados pré-natais são especialmente importantes. Os órgãos do bebé começam a formar-se nas primeiras quatro semanas de gravidez, muitas vezes antes que a própria mulher saiba que está grávida.

O que faz antes da gravidez pode ajudá-la a si e ao seu bebé a atravessar uma gravidez sem qualquer dificuldade. Independentemente da sua idade, é particularmente importante consultar o médico antes de pensar em engravidar se: Tiver uma doença crónica, como a diabetes, crises convulsivas ou hipertensão arterial; A mulher ou o companheiro tiverem uma história familiar de doenças hereditárias, como a hemofilia; Estiver a tomar medicamentos durante muito tempo; Se não estiverem controladas, algumas doenças podem representar riscos para o seu bebé. Por isso, peça conselhos ao seu ginecologista; Assim que a mulher deixa de tomar a pílula, o efeito das hormonas pára muito rapidamente e pode engravidar de imediato. Deve terminar sempre a embalagem que ainda esteja a tomar.

O principal facto a ter em conta é que uma mulher irá sempre ovular (ou libertar um óvulo) antes de ter o seu período seguinte. O que significa que é possível engravidar mesmo antes de chegar o seu próximo período (o seu período pode nunca chegar, porque já está grávida!). Todavia, consoante as circunstâncias, pode demorar algum tempo (semanas ou meses) até que o seu ciclo menstrual normal comece novamente e que, de facto, ovule e possa engravidar. O restabelecimento da fertilidade de uma mulher depois de interromper a contracepção irá depender do tipo de contracepção que ela e o seu parceiro estavam a usar e, nalguns casos, da resposta individual do seu corpo ao contraceptivo usado.

Casais saudáveis e férteis, que nunca usaram contracepção, podem mesmo assim demorar seis a 12 meses a conceber. Por conseguinte, ao falar sobre os efeitos da contracepção, estamos a comparar as diferenças (caso existam) entre os casais que tentam conceber depois de usar determinados tipos de contracepção e os casais que não usaram contracepção antes de tentarem conceber.

Sem comentários:

Enviar um comentário