terça-feira, 28 de julho de 2009

Higiene íntima

Higiene íntima
Manter uma higiene íntima é essencial para manter estes órgãos livres de infecções, especialmente para as mulheres, cuja genitália é interna.

É importante lembrar que o interior da vagina é naturalmente habitado por micro-organismos, os quais formam a flora vaginal. Os lactobacilos são os principais agentes, tendo como função defender o órgão genital feminino de infecções e manter o equilíbrio com as bactérias e fungos naturais da flora.

Todas as mulheres têm essa protecção natural, mas alguns factores podem desequilibrar o pH da vagina, facilitando o aparecimento de infecções, corrimentos e comichão. Para evitar esse tipo de situação, é necessário ter uma higiene íntima adequada, que deve ser feita da maneira mais simples possível, basta utilizar um sabonete neutro. No entanto, as baixas no sistema imunológico podem afectar essa harmonia natural da flora vaginal. Gripe, pouco sono ou má alimentação, por exemplo, são factores que podem comprometer o equilíbrio. Aí, sim, bactérias e fungos nocivos podem entrar em acção. Nesses casos, os produtos íntimos são indicados, porque levam ácido láctico na composição, e ajudam a re-equilibrar o pH vaginal.

Para uma boa higiene íntima, é necessário, em primeiro lugar, lavar muito bem a vulva durante o banho, fazendo uma limpeza com os dedos entre os grandes e pequenos lábios. É necessário evitar o uso de cremes, fragrâncias e talcos, porque podem causar irritações e não auxiliam na higiene. Não é indicado o uso dos duches vaginais, utilizadas para limpar o interior da vagina, pois destoem a flora vaginal natural. Dormir sem cuecas também ajuda na higiene íntima. Quanto mais ventilada a região, menor a chance de proliferação de fungos e bactérias. O ideal é evitar as lingeries de lycra ou outros tecidos sintéticos, porque, além de haver a possibilidade de causarem alergias, aquecem a região. As cuecas de algodão são as mais recomendadas. O uso de preservativos nas relações sexuais também é essencial.A adopção de medidas simples como estas garantem uma higiene íntima perfeita. No entanto, se ainda assim surgir algum tipo de desconforto ou corrimento diferente do habitual, é necessário procurar um ginecologista. Esta é uma parte do corpo feminino que deve ser tratada com cuidado, para garantir a saúde e o bem-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário