quinta-feira, 9 de julho de 2009

Como gerir uma vida a três

Como gerir uma vida a três Um bebé pode ser muito desejado mas a sua chegada nem sempre é pacífica.

Desejado, imaginado e ansiosamente aguardado, o bebé marca o início de uma viagem sem precedentes, cheia de surpresas, momentos bons e outros mais difíceis de ultrapassar.

Apesar dos livros ou dicas dos familiares o impacto na rotina de um casal é muito diverso e impossível de prever com exactidão.
Planear, partilhar e gerir sentimentos e tarefas são formas de entrar nesta nova fase com o pé direito.

Grande impacto

A chegada do bebé provoca uma reviravolta total na vida de um casal. Tudo passa a girar em torno das exigências do recém-chegado.

Se é importante que um casal forme uma equipa, há que ter também em conta que a adaptação é também condicionada pelas características da própria relação. O êxito da operação está nas mãos de ambos.

Definir, previamente, com o parceiro as tarefas que cada um pode executar e, por exemplo, alternar as idas ao quarto o bebé à noite ou as visitas ao médico, ajuda a equilibrar os papéis.

Apesar da partilha de funções no casal, não se deve excluir a hipótese de ajuda externa. Criar uma rede de apoio familiar ou social, que auxilie nas tarefas domésticas ou a tratar do bebé é importante. Deixe os super-heróis para a BD.

Sem comentários:

Enviar um comentário