quinta-feira, 30 de julho de 2009

10 dicas importantes para os pais

10 dicas importantes para os pais
1- Quando o seu filho lhe quer mostrar alguma coisa, pare o que está a fazer e preste-lhe atenção. É importante despender frequentemente de pequenos momentos, fazendo coisas que ambos gostem.

2- Dê ao seu filho muito afecto físico - as crianças geralmente gostam de abraços e de andarem de mãos dadas.

3- Converse com o seu filho sobre assuntos que lhe interessem e partilhe aspectos do seu dia a dia com ele.

4- Dê ao seu filho muito reforço através do elogio quando ele fizer algo que você goste de ver feito com maior frequência: "Obrigado por fazeres o que te pedi tão depressa".

5- As crianças terão maior probabilidade para se portar mal quando estão aborrecidas, por isso providencie actividades, tanto no interior, como no exterior para o seu filho, pinturas, faz-de-conta, etc.

6- Ensine ao seu filho novas habilidades, mostrando-lhe primeiro como o faz, através do exemplo, dando-lhe então oportunidade de aprender. Por exemplo, falando educadamente para cada um, em casa, sugerindo à criança que use o "por favor" e o "obrigado", elogiando sempre os seus esforços.

7- Defina claramente os limites de comportamento do seu filho. Discuta em família quais as regras estabelecidas em casa. Dê-lhe a conhecer quais as consequências que terá se não cumprir as regras.

8- Se o seu filho se portar mal, mantenha a calma e dê-lhe uma instrução clara para parar com o referido comportamento, dizendo-lhe inclusive o que quer que ele pare de fazer (Ex.ª: "Parem de lutar, brinquem agradavelmente uns com os outros"). Elogie o seu filho se ele parar. Caso ele não pare, prossiga com uma consequência adequada.

9- Tenha expectativas reais. Todas as crianças se portam mal de vez em quando, será inevitável ter algumas "lutas" de disciplina. Tentar ser o "pai perfeito" pode levá-lo à frustração e ao desapontamento.

10- Olhe por si próprio. É difícil manter a calma, mas será importante que os pais relaxem, se estiverem stressados, ansiosos ou deprimidos. Procurem encontrar tempo para si próprios durante o fim-de-semana, relaxando à medida que fazem alguma coisa da qual gostem.

Sem comentários:

Enviar um comentário