quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Crianças e animais

criancas e animais
Implorar por ter um animal de estimação é comum durante a infância. Em alguns casos, as crianças já nascem num ambiente de cachorros, gatos, peixes, tartarugas, coelhos e uma porção de espécies. Em outros, elas lutam contra a vontade dos pais para ganharem uma companhia. E muitas vezes acabam vencendo pelo cansaço.

Conviver com um cãozinho, por exemplo, significa ajudar na formação e no comportamento das crianças, elas aprendem que em troca do carinho, terão uma companhia para brincar, além disso, se sentem tutoras dos bichinhos, o que é muito bom, porque essa condição traz o senso de responsabilidade, de auxiliar na criação, limpar a sujeira e fiscalizar as vacinas.

É preciso tomar alguns cuidados quando se decide adoptar um bicho. Em primeiro lugar, os pais devem optar pelos animais mais dóceis e alertar ao dono na hora da compra que a intenção é levá-los para viver com crianças. Isso deve acontecer principalmente no caso de gatos e cães. Cabe aos pais, dali em diante, acompanhar a relação entre o filho e o animal, para ensinar como tratá-lo, quem é ele e quais as necessidades para que se mantenha vivo. A higiene é fundamental seja lá qual for o bichinho escolhido.

Mas, tudo tem os dois lados. Para a infelicidade de algumas crianças, existe uma contra-indicação importante nessa história: os animais não são aconselhados pelos especialistas para quem tem tendência a ter alergia.

A alergia pode ser tratada e evitada com novos tratamentos desenvolvidos pela medicina moderna, porém, manter um animal dentro de casa atrapalha na cura dessa inflamação. Os pais devem dar um peixinho ou uma tartaruga se os pequenos insistirem, mas que gatos, cachorros, pássaros e hamsters não são recomendáveis mesmo. Quem tiver dúvidas, deve consultar um médico.

Para quem não tem problemas com alergia,amos apenas sobre alguns cuidados básicos: evitar que os bichinhos durmam com crianças, que deitem nas camas, sofás, carpetes.. Além disso, se a família mora com um amigo de outra espécie, não pode esquecer de ferver a roupa de cama e dar banho aos animaizinhos pelo menos uma vez por semana.

O facto é que as crianças vão continuar querendo e os pais que sempre desejam o melhor aos seus filhos, terão que repensar na hora de presenteá-los com um bicho de estimação. O quotidiano, os planos do dia-a-dia, as viagens, o carro, a vida, tudo muda! Basta saber se a família está aberta a receber essas modificações em troca da companhia desses incomparáveis amigos

(fonte: Guia da Semana )

Sem comentários:

Enviar um comentário