quarta-feira, 19 de agosto de 2009

6 perguntas e respostas sobre o sono dos bebés

sono do bebe
Por que o sono do recém-nascido não é contínuo?
A principal razão é que ele ainda não produz a melatonina, hormônio que sinaliza o horário de dormir e ajuda na consolidação do sono.Na maioria dos bebês essa produção se inicia entre o quinto e nono mês e o sono passa a se concentrar mais no período noturno.


As sonecas durante o dia atrapalham o sono da noite?
De jeito nenhum.Até cerca de 3 anos as crianças mantêm a soneca da tarde e, antes disto, muitos fazem uma de manhã e outra à tarde. Isso é importante para seu desenvolvimento.Mas é bom não deixar a criança dormir no final da tarde, por volta das 17 horas. Isso com certeza dificultará o início do sono noturno.

Com quanto tempo o bebê já dorme uma noite inteira?
Até o primeiro ano de vida - e mesmo até o segundo ano,em alguns casos - o sono é dividido em dois grandes períodos de 3 ou 4 horas com um despertar curto entre eles.Muitos bebês desta idade ainda têm necessidade de mamar e isto ocorre nesse despertar.Porém alguns pais são mais sortudos e seu filho começou a dormir seis horas contínuas desde o primeiro ano.

Devo acordar meu bebê a noite para amamentá-lo?
É recomendável dar de mamar a cada 3 horas ao recém-nascido e, se ele não acordar,deve ser despertado.À medida em que cresce e são introduzidos sucos e papinhas, a necessidade de alimentação fica menos frequente.Se o bebê mamou bem antes de dormir, ficará cerca de 6 horas sem ter fome.
Para avaliar se é preciso alimentar o bebê no meio da noite,acompanhe com o pediatra o ganho de peso e estatura do bebê.Se estiver evoluindo de forma adequada,não há problema se o bebê fica um pouco mais de tempo durante a noite sem mamar.

Qual a melhor posição para o bebê dormir?
A Associação Americana de Pediatria recomenda que os lactentes (até um ano de vida) sejam colocados para dormir de barriga para cima.Caso o bebê apresente um refluxo muito acentuado, deve ser colocado de barriga para cima ou de lado - preferencialmente no lado direito - e com a cabeceira do bercinho elevada até 30°. Quando o bebê começar a mudar de posição , evite somente deixá-lo de barriga para baixo.

Posso deixar o bebê dormindo no meu quarto?

Nos primeiros meses é mais fácil tê-lo por perto devido às mamadas nocturnas.Mas isso deve durar só até os três meses.
Depois deve ir para o próprio quarto. Se não houver um cómodo disponível, crie um cantinho para ele no seu quarto.


Sem comentários:

Enviar um comentário