quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Contracepção de emergência

pilula do dia seguinte
É um método que permite prevenir uma gravidez quando se teve uma relação sexual sem utilizar contraceptivo ou se esse contraceptivo não funcionou bem (ruptura do preservativo, por exemplo).
O método utilizado com maior frequência é a pílula contraceptiva de emergência. Em certos casos, pode também ser utilizado o dispositivo intra-uterino de cobre. O profissional de saúde poderá ajudar a escolher o método mais conveniente para cada caso.

A fisiologia deste sistema no organismo é interromper a libertação do óvulo; impedir a fecundação do óvulo; e evitar, quando fecundado o óvulo, que este se fixe ao útero. A partir do momento em que o óvulo se fixa no útero, as pílulas contraceptivas de emergência já não têm qualquer efeito. Ou seja torna-se um método falível para o objectivo que se realmente pretende, e com taxa de sucesso de 75% a 80%. Ao invés, os contraceptivos vulgares (preservativos, pílulas, contraceptivos injectáveis, dispositivos intra-uterinos, esterilização, etç) são mais eficazes e provocam menos efeitos secundários.

A primeira dose das pílulas contraceptivas de emergência deve ser tomada no prazo de 72 horas (três dias) após uma relação sexual não protegida. Uma segunda dose deve ser tomada doze horas depois da primeira.
Efeitos secundários:
Náuseas e vómitos. Por vezes, podem dar origem a dor de cabeça, vertigens, caimbras ou dor nos seios. Estes efeitos secundários, duma maneira geral, não têm uma duração superior a 24 horas. Se vomitar até duas horas após a ingestão de uma das doses, deverá repetir essa dose o mais rapidamente possível. Se vomitar mais de duas horas após a ingestão de uma das doses, não se preocupe. O medicamento já está a actuar.
Aquisição do medicamento:
Podes adquiri-la gratuitamente nos Centros de Atendimento a Jovens, nos Centros de Saúde ou Hospitais - em Portugal. Podes, também, comprá-la nas farmácias. Actualmente, existem três marcas disponíveis, uma é vendida com apresentação de receita médica, duas são de venda livre. Não te esqueças: deves sempre tentar falar com um médico ou com outro técnico de saúde acerca da situação.


Sem comentários:

Enviar um comentário