1.Observe a cultura da empresa - Antes de o profissional pensar em se envolver com alguém do trabalho, é preciso investigar como a organização procede nesses casos. Se há um histórico negativo sobre o assunto, cabe ao profissional evitar que a sua situação particular seja tratada como um caso reincidente;
2.Trabalho é prioridade - O profissional precisa ter em mente que o ambiente de trabalho é para trabalhar. Por isso, o ideal é evitar qualquer interferência pessoal no desempenho profissional. Cabe ao casal colocar esta situação de maneira leve e clara;
3.Saiba diferenciar - É importante o profissional saber distinguir um flirt(situação quando há trocas recíprocas de olhares e gestos que conotam uma atracção) de um assédio (uso de poder para forçar a pessoa a uma determinada situação);
4.Não misture! - Quando profissionais se envolvem em um relacionamento amoroso, há um risco do trabalho invadir os assuntos pessoais e vice-versa. Por exemplo: uma opinião contrária sobre determinado assunto pode ter reflexo no relacionamento. Por isso, é importante separar os assuntos. Neste caso, é aconselhavel uma boa conversa entre o casal;
5.Conselhos - Se algo negativo sobre o relacionamento está sendo dito, certamente o casal envolvido será o último a saber. Então, uma boa forma de medir isso, é pedir conselhos para pessoas de confiança da empresa. Além disso, se há algo errado com a imagem que a equipe faz do relacionamento, o segredo é que o casal aja de maneira ética, buscando mais discrição;
6.Rupturas - Se o relacionamento amoroso acabar, é importante que o profissional não fale mal do parceiro;
7.Não divulgue - O profissional não precisa esconder que está namorando com alguém da equipe, mas também não é indicado ficar comentando para todos. Se o profissional for questionado por um superior, não há porque esconder. O casal deve combinar o que dizer nessas situações;
8.Namoro entre pessoas do mesmo departamento - Nessas situações, o casal deve ter muito cuidado e combinar como irão agir durante o expediente, para evitar situações constrangedoras;
9.Namoro com superiores - Nesse caso, o casal precisa definir que postura adoptar. A situação é bastante delicada, porque se o líder promove o profissional que ele se relaciona por competência, nem todos irão acreditar que esse é o motivo, o que pode acarretar em conflitos na equipe. Logo, essa situação precisa ser revista;
10.Discrição - A postura do casal no ambiente de trabalho deve ser discreta em todos os sentidos. Com essa atitude, o casal evita os comentários indesejados).
(fonte: http://www.portal.cjf.jus.br/ )
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