quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tromboses

tromboses
Na formação de trombose, as mulheres correm mais riscos. Actividade física, vestuário, alimentação: o que saber para travar este fenómeno cada vez mais frequente.

A trombose não é uma doença, mas um incidente causado por um coágulo de sangue, chamado trombo, que se forma dentro de um vaso sanguíneo, uma veia ou uma artéria.

A actividade ideal para a circulação venosa é caminhar. Na verdade, a cada passo, uma certa quantidade de sangue é empurrada do pé para cima, em direcção ao coração.

Evitar permanecer em pé, parada, durante longos períodos de tempo. Isso provoca, realmente, a acumulação de uma notável quantidade de sangue nas veias dos membros inferiores. É melhor levantar frequentemente os calcanhares.

Evite o calor directo às pernas, que tem uma acção vaso dilatadora: atenção aos aquecimentos do pavimento e aos banhos demasiado quentes, que se devem acompanhar por um duche ligeiramente morno nas pernas.

Não use durante muito tempo seguido sapatos com saltos demasiado altos, porque todo o peso do corpo é transferido para a parte anterior dos pés. A altura ideal do tacão anda à volta dos 3-5 cm. Limite, se possível, o uso de botas e, especialmente, não as use com as calças enfiadas por dentro.

Evite roupas demasiado apertadas e prefira tecidos ligeiros, que deixam respirar a pele.

À noite, antes de se deitar, levante as pernas na vertical durante alguns minutos e faça uma massagem ligeira de baixo para cima com as mãos. É melhor colocar por baixo do colchão uma elevação de alguns centímetros, por baixo dos pés, de maneira a que estes fiquem mais altos do que o peito.

Atenção ao excesso de peso e à prisão de ventre. Prefira uma alimentação rica em vegetais e fibras, e limite a uso do sal.

Afaste-se do tabaco, do álcool e do café.

(fonte: http://www.sermulher.mundopt.com/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário